EQUIPE

A MESA Corporate Governance é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes, preparada para atuar nas três esferas de uma empresa familiar ou de empresas multissocietárias: Propriedade, Família e Negócio.

Herbert Steinberg

Herbert Steinberg

Administrador de empresas, com pós-graduação pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e certificação pelo Independent Board Member do Directors’ Consortium das universidades de Chicago, Stanford e Wharton.

Herbert Steinberg tem experiência de mais de 21 anos atuando como executivo para grandes corporações e de 23 anos como empresário e consultor.

Nas empresas em que trabalhou, liderou vários processos de reposicionamento estratégico em diferentes organizações, e processos de alinhamento do management à estratégia de negócios. Destacam-se os trabalhos que realizou nos Boards do Banco Santander, do Citibank e do McDonald’s. Herbert fundou sua própria empresa, a MESA Corporate Governance, consultoria com foco nas melhores práticas de Governança Corporativa, e tornou-se Sparring de empresários e conselheiros.

Como consultor, conduziu vários processos de reestruturação, destacando-se entre eles o turnaround do Banco Crefisul, a privatização do Banespa e a posterior fusão com o Santander, a compra pelo Deutsche Bank e GE Capital do controle do Bradesco na CPM, além de outros importantes projetos, especialmente envolvendo alinhamento cultural e processos de downsizing. Relevante também tem sido sua atuação como coach e counselor de CEOs e executivos C-Level.

É professor convidado nas principais escolas de negócio do país, entre elas BSP, FDC, FIA e FGV e leciona também na Nova School of Business & Economics de Portugal – Lisboa. Fruto de seu variado campo de interesses culturais e conhecimento dos mais atuais conceitos aplicados à empresa moderna, Herbert tem sido frequentemente convidado para ministrar palestras em congressos e seminários no Brasil e no exterior.

É articulista, autor de oito livros, entre os quais “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”, “Governança Corporativa – Conselhos que perpetuam empresas” e “A Família Empresária”, de diversos capítulos em outras obras e de várias edições de Estudos Especiais sobre as Empresas Familiares.

Fez parte de vários conselhos de administração, conselhos consultivos, e de comitês de apoio a conselhos de empresas abertas, fechadas, públicas e do terceiro setor, onde ocupou e ocupa posições tais como: presidente, vice-presidente do conselho, conselheiro independente e coordenador de comitê, em diferentes setores de negócio, no Brasil e no exterior.

Atualmente participa de dois conselhos de administração como vice-chairman (Industrial Cataguases e Ser Educacional) e um conselho em importante grupo de mídia no exterior. Presidiu por 15 anos o Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo.

Ativista de governança, protagonista das boas causas de governança corporativa, “wistle blower” do mercado, membro atuante do FBN – Family Business Network (com sede em Lausanne – Suíça), do ICGN – International Corporate Governance Network (sediado em Londres – Inglaterra), IFC – International Finance Corporation, e foi associado por 17 anos ao IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, de onde saiu recentemente para se tornar cotumaz e principal crítico do instituto.

Luiz Marcatti

Luiz Marcatti

Sócio e diretor da área de gestão da MESA, é administrador de empresas com especialização em comércio exterior, marketing, certificado em mediação pelo Instituto Familiae – SP e formação de Conselheiro de administração pelo IBGC. Ao longo de 35 anos de experiência profissional, atuou como executivo do mercado financeiro com passagens pela área internacional do Banco Francês e Brasileiro e pela área comercial – varejo e middle market – do Banco Mercantil de São Paulo. Há 19 anos atua como consultor voltado para a Formação e Desenvolvimento de Executivos com processos de treinamento e coaching, em projetos de Gestão e Governança Corporativa. Membro das Comissões de Capacitação e Recursos Humanos do IBGC, membro associado da NACD – National Association of Corporate Directors – USA, professor de Governança Corporativa nos MBAs da Business School São Paulo e da FIA – São Paulo e membro independente de Conselhos de Administração. Coautor do livro “Nos Bastidores da Educação Brasileira”.

Francis Valdivia de Matos

Francis Valdivia de Matos

Mestre da PUC-SP, com MBA em RH pela USP-SP. Psicóloga pela UFPR. Atua há 10 anos nas áreas de Sucessão Familiar e Empresarial e Desenvolvimento da Família Empresária, em vários estados do Brasil. Ampla experiência profissional em grandes empresas e em consultoria na área de RH, especialmente Assessment e Desenvolvimento de Executivos, Jovens Talentos e Herdeiros. Especialista e Didata em programas de Desenvolvimento de Equipes e “Team Building” pela SBDG. Professora da Fundação Dom Cabral para o Programa de Desenvolvimento do Acionista. Foi professora convidada da FAAP-SP e docente Universitária em Psicologia Organizacional, na PUC-PR e na Universidade Tuiuti – Paraná. Certificada pelo “Programa Superior para Profissionais de Assessoria e Consultoria para a Empresa Familiar” da Fundação Nexia para o Desenvolvimento da Empresa Familiar – Barcelona, Espanha. Certificada em Coaching Ontológico Empresarial, pela Newfield Consulting – Espanha. Coautora do livro “Família Empresária de A a Z – Descomplicando as Expressões nas Empresas Familiares”. Autora de diversos artigos focados no desenvolvimento da família empresária, para as revistas Showroom, AAAFAAP e Portal do Acionista.

Francisco J. A. de Cunto

Francisco J. A. de Cunto

Engenheiro pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Durante 13 anos sócio da Hedging Griffo Corretora de Valores e na Janos, Family Office dos sócios da Natura Cosméticos, por 13 anos, desde sua fundação, estruturou as diversas áreas de atuação do escritório, (gestão de investimentos, financeira pessoal, patrimonial, tributária, novos negócios).. É considerado um dos pioneiros e sempre referência na área, por anos eleito o melhor F.O. da América Latina pela revista “Euromoney”. Trabalha com famílias empresárias, desenvolvendo trabalhos de implantação de F.O. e assessoria financeira aos sócios, entre outros.

Julieta Nogueira

Julieta Nogueira

Psicóloga pela USP com especialização em Gestão Empresarial (MBA – SDE) , conta  mais de 30 anos de experiência como executiva. Atuou em processos de crescimento, reestruturação e transformação cultural em grandes e médias empresas, dentre elas Citibank, Amcham (American Chamber), Leroy Merlin, Casas Pernambucanas e Duratex. Destaca-se o trabalho que realizou junto ao ABN Amro Bank na fusão com o Banco Real. Certificada em coaching pelo Erickson College Institute, foi professora convidada na UBS Escola de Negócios em cursos de MBA para Instituições Financeiras com o tema “Gestão de Pessoas” e é membro associado do IBGC. Atualmente é advisor e mentora de líderes e de profissionais de RH, contribuindo para o desenvolvimento de organizações e indivíduos.