ESTUDOS

As empresas familiares

 

A série dos Estudos MESA sobre empresas familiares contribui para a compreensão das práticas da governança corporativa e, principalmente, busca auxiliar as famílias empresárias a entender a necessidade de equacionar, o quanto antes, as questões importantes que garantem a sobrevivência dos negócios. Afinal, uma família empresária só existe se existir a empresa. O papel da MESA Corporate Governance é o de provocar, motivar e implementar mudanças. Trazer à tona algumas inquietações, refletir sobre as melhores opções para crescer com solidez e contribuir efetivamente na conquista da longevidade das empresas familiares. Leia os Estudos no site, ou, se preferir, eles podem ser baixados no formato pdf.


Estudo i

O salto para a perpetuidade

O primeiro Estudo descreve a base conceitual dos aspectos mais relevantes no desenvolvimento da governança corporativa para as empresas, destacando especialmente sua perpetuidade. Este tema interessa, e preocupa, não só às famílias empresárias, mas também ao mercado, especialmente de capitais, representado pelos investidores de uma forma geral.

[ ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ]

Estudo iI

Dilemas e soluções

Esta edição aprofunda os dilemas enfrentados pelas famílias empresárias, e as soluções encontradas por algumas, recomendadas pelos melhores especialistas na matéria. Com alguns avanços ali e outros nem tanto, a maior parte das empresas familiares que já atingiram a maturidade prioriza a busca pela excelência em suas atividades, produtos, conduta, governança corporativa e gestão, com todos os desdobramentos que isto acarreta.

[ ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ]

Estudo iII

O Conselho de Administração nas empresas familiares

Montar e manter bem administrados conselhos atuantes constituem apenas um dos desafios nos processos de modernização da governança das empresas de qualquer tipo. Não existem modelos prontos para imitar ou replicar. Cada empresa merece um Conselho de Administração e mais do que isso, cada ciclo de vida demanda um Conselho diferente. Agregar valor à empresa e atuar positivamente com vistas ao futuro - sem perder a performance do presente – são os papéis do Conselho.

[ ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ]

Estudo iV

O que muda na estrutura da propriedade

Quais são os impactos em governança e gestão provocados pela evolução das formas de propriedade e controle? Tempos de bonança e de crise geram expectativas nem sempre realizadas. Esta edição discute a solução private equity para se obter uma estrutura de capital mais robusta, as mudanças provocadas pelas aquisições, os IPOs e o interesse dos investidores que buscam projetos com patamar de risco “realista”. E, claro, a necessidade de acelerar o desenvolvimento da governança corporativa para uma gestão madura nas empresas.

[ ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ]

Estudo V

Acordo de sócios

Olhar com atenção os detalhes e possíveis armadilhas em um acordo de sócios é imprescindível. Confiança, credibilidade e envolvimento de todos os sócios fazem parte da pauta da busca do entendimento nas famílias empresárias. Tratar questões delicadas como sucessão é parte da governança corporativa legítima, que vai pavimentar outros avanços na conquista da maturidade, entre eles, o acordo de sócios. Este é o assunto desta edição da MESA.

[ ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ]

Estudo VI

Premissas para um plano de sucessão

Prioridade: pensar o amanhã, hoje. Sucessão em uma empresa familiar passa, muitas vezes, pela escolha do sucessor do fundador do negócio, que precisa abrir mão do poder. Este processo é mais complexo do que escolher um novo líder. É buscar a pessoa certa para fazer a transição dar certo. Alguém que seja capacitado para liderar, empenhado em expandir e proteger o patrimônio da família com visão estratégica. São muitos os obstáculos a superar.

[ ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ]

Estudo VII

Cenários estratégicos: desafios para se criar o futuro.

As transformações tecnológicas têm provocado cenários de mudanças instáveis, que trazem desafios para a longevidade empresarial. Reinventar-se, não há outra escolha. A inovação é a única resposta. Como as empresas devem se preparar para esta ruptura?

[ ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ]

cartuns MESA

Clique para se divertir com os cartuns
relacionados ao tema “Empresas Familiares”.



[ CARREGAR MAIS CARTUNS ]