EQUIPE

A MESA Corporate Governance é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes, preparada para atuar nas três esferas de uma empresa familiar ou de empresas multissocietárias: Propriedade, Família e Negócio.

Herbert Steinberg

 

Administrador de empresas, com pós-graduação pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e certificação pelo Independent Board Member do Directors’ Consortium das Universidades de Chicago, Stanford e Wharton.

 

Herbert Steinberg tem experiência de mais de 21 anos atuando como executivo para grandes corporações e há 20 anos como empresário e consultor.

 

Nas empresas em que trabalhou, liderou vários processos de reposicionamento estratégico em diferentes organizações, e processos de alinhamento do management à estratégia de negócios. Destacam-se os trabalhos que realizou no Board do Banco Santander, do Citibank e do McDonald’s. Herbert fundou sua própria empresa, a MESA Corporate Governance, consultoria com foco nas melhores práticas de Governança Corporativa e tornou-se Sparring para ocupantes de posições do C-level e Conselheiros.

 

Como consultor, conduziu vários processos de reestruturação, destacando-se entre eles o turnaround do Banco Crefisul, a privatização do Banespa e a posterior fusão com o Santander, a compra pelo Deutsche Bank e GE Capital do controle do Bradesco na CPM, além de outros importantes projetos, especialmente envolvendo alinhamento cultural e processos de downsizing. Relevante também tem sido sua atuação como coach e counselor de CEOs e Conselheiros.

 

É professor convidado nas principais escolas de negócio do país, entre elas a BSP, FDC, FIA e FGV. Fruto de seu variado campo de interesses culturais e conhecimento dos mais atuais conceitos aplicados à empresa moderna, Herbert tem sido frequentemente convidado para ministrar palestras em congressos e seminários no Brasil e no exterior.

 

Articulista, autor de vários livros, entre os quais, “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”, “Governança Corporativa – Conselhos que perpetuam empresas” e “A Família Empresária”, de diversos capítulos em algumas outras obras e de sete edições de Estudos Especiais sobre as Empresas Familiares.

 

Fez parte de vários conselhos de administração, conselhos consultivos, e de comitês de apoio a conselhos de empresas abertas, fechadas, públicas e do terceiro setor, onde ocupou e ocupa posições tais como: presidente do conselho, conselheiro independente e coordenador de comitê, em diferentes setores de negócio, no Brasil e no exterior.

 

Atualmente participa de cinco conselhos de administração, dois como vice chairman (Cataguases e Ser Educacional) e três como conselheiro (Affero Lab, Caedu e Tegma),  preside ainda o Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo e, é coordenador de dois Comitês de Gente, Gestão e Governança (Ser Educacional e Tegma).

 

Membro atuante do FBN – Family Business Network (com sede em Lausanne – Suíça), do ICGN – International Corporate Governance Network (sediado em Londres – Inglaterra) e ativista de governança corporativa junto ao IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e ao IFC – International Finance Corporation.

 

Luiz Marcatti

 

Sócio e diretor da área de gestão da Mesa, é administrador de empresas com especialização em comércio exterior, marketing, certificado em mediação pelo Instituto Familiae – SP e formação de Conselheiro de administração pelo IBGC. Com 35 anos de experiência profissional, atuou como executivo do mercado financeiro com passagens pela área internacional do Banco Francês e Brasileiro e pela área comercial – varejo e middle market – do Banco Mercantil de São Paulo. Há 19 anos atua como consultor voltado para a Formação e Desenvolvimento de Executivos com processos de treinamento e coaching, em projetos de Gestão e Governança Corporativa. Membro das Comissões de Capacitação e Recursos Humanos do IBGC, membro associado da NACD – National Association of Corporate Directors – USA, professor de Governança Corporativa nos MBA´s da Business School São Paulo e da FIA – São Paulo e membro independente de Conselhos de Administração. Coautor do livro “Nos Bastidores da Educação Brasileira”.

Álvaro Armond

 

Administrador de Empresas, Mestre em Comportamento Organizacional pela Universidade Mackenzie. Tem 30 anos de experiência profissional, sendo 13 deles no Lloyds TSB, passando Diretoria de Marketing & Produtos da Asset Management e a Diretoria de Personal Markets. Foi Diretor Presidente da Cia. Paulista de Trens Metropolitamos – CPTM e Diretor de Desenvolvimento Organizacional da Lazam MDS. Há mais de 10 anos atua como Consultor na área de Educação Corporativa e Executiva em projetos voltados para as áreas de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional. Professor de Graduação, Certificates e MBA no Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, nas áreas de Empreendedorismo e Inovação, Liderança e Equipes. Coach certificado pelo ICI – Instituto de Coaching Integrado. Conselheiro da ONG Instituto Brasileiro de Estudos em Negócio Sustentáveis – Ibens, parceiro do World Resources Institute – WRI , Voluntário do Instituto Empreender Endeavor e Alumni do Symposium for Entrepreneurship Educators (SEE19) do Babson College – Boston – USA.

Francis Matos

 

Mestranda da PUC-SP, com MBA em RH pela USP-SP. Psicóloga pela UFPR. Atua há 10 anos nas áreas de Sucessão Familiar e Empresarial e Desenvolvimento da Família Empresária, em vários estados do Brasil. Ampla experiência profissional em grandes empresas e em consultoria na área de RH, especialmente Assessment e Desenvolvimento de Executivos, Jovens Talentos e Herdeiros. Especialista e Didata em programas de Desenvolvimento de Equipes e “Team Building” pela SBDG. Professora da Fundação Dom Cabral para o Programa de Desenvolvimento do Acionista. Foi professora convidada da FAAP-SP e docente Universitária em Psicologia Organizacional, na PUC-PR e na Universidade Tuiuti – Paraná. Certificada pelo “Programa Superior para Profissionais de Assessoria e Consultoria para a Empresa Familiar” da Fundação Nexia para o Desenvolvimento da Empresa Familiar – Barcelona, Espanha. Certificada em Coaching Ontológico Empresarial, pela Newfield Consulting – Espanha. Coautora do livro “Família Empresária de A a Z – Descomplicando as Expressões nas Empresas Familiares”. Autora de diversos artigos focados no desenvolvimento da família empresária, para as revistas Showroom, AAAFAAP e Portal do Acionista.

Francisco J. A. de Cunto

Engenheiro pela Escola Politécnica da USP e pós graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Durante 13 anos sócio da Hedging Griffo Corretora de Valores e por igual período na Janos, Family Office dos sócios da Natura Cosméticos, onde, desde sua fundação, estruturou as diversas áreas de atuação do escritório, (gestão de investimentos, financeira pessoal, patrimonial, tributária, novos negócios), considerado um dos pioneiros e sempre referência na área, por anos eleito o melhor F.O. da América Latina pela revista Euro Money. Trabalha com famílias empresárias, desenvolvendo trabalhos de implantação de F.O., assessoria financeira aos sócios, entre outros.

Hamilton Ibanes

Engenheiro civil, com MBA-Internacional pela Business School SP/Toronto University, Conselheiro Certificado Independente pelo IBGC, Coaching pelo ICI-SP. Experiência de 35 anos como executivo em operações industriais/serviços (B2B e B2C) em ambientes complexos e multiculturais, com destaque para a posição de CEO de multinacional japonesa para o mercado Latino-Americano. Carreira desenvolvida em grandes grupos Horiba, Accor/Compass, Pial Legrand/Bticino, Hunter Douglas, Incepa e Santher.

Nas empresas em que trabalhou, liderou processos de planejamento estratégico, recuperação de operações deficitárias por meio de novos modelos de negócios, ajustes finos de processos e desenvolvimento de pessoas.  Autor do livro Lidere-se – Conhecendo a si mesmo para liderar.