Estudos MESA
Conheça e leia os Estudos da MESA disponíveis para download.
Conheça e leia os Estudos da MESA disponíveis para download.
Estudo IX
A MESA apresenta a visão de renomados executivos e membros de Conselhos de Administração que participaram da série MESA AO VIVO entre 2020 e 2022. Conheça as discussões e insights apresentados nesses encontros.
Estudo VIII
Essa edição especial, um presente para nossos amigos, clientes e todo público interessado em governança, apresenta uma coletânea dos cartuns mais emblemáticos do artista Moa, que já foram publicados em nossos Estudos. Cenas rápidas, e bastante comuns, das agruras enfrentadas pelo empresário familiar em sua luta pela sobrevivência em uma economia em constante instabilidade, são aqui tratadas com humor e certa dose de ironia.
Estudo VII
As transformações tecnológicas têm provocado cenários voláteis com mudanças, que trazem desafios para a longevidade empresarial. Reinventar-se, não há outra escolha. Inovação é a única resposta. Como as empresas devem se preparar para esta ruptura?
Estudo VI
Prioridade: pensar o amanhã hoje. Sucessão na empresa familiar passa, não raras vezes, pela escolha do sucessor do fundador do negócio, que precisará abrir mão do poder. Esse processo é mais complexo do que escolher um novo líder. É encontrar a pessoa certa para fazer a transição dar certo. Alguém capacitado para liderar, empenhado em expandir e proteger o patrimônio da família e dotado de visão estratégica. São muitos os obstáculos a superar.
Estudo V
Olhar com atenção os detalhes e possíveis armadilhas em um acordo de sócios é imprescindível. Confiança, credibilidade e envolvimento de todos os sócios estão na pauta da persecução do entendimento nas famílias empresárias. Tratar questões delicadas como sucessão é parte da governança corporativa legítima, que vai pavimentar outros avanços na conquista da maturidade, entre eles, o acordo de sócios.
Estudo IV
Quais são os impactos em governança e gestão provocados pela evolução das formas de propriedade e controle? Tempos de bonança e de crise geram expectativas nem sempre realizadas. Esta edição discute a solução private equity para se obter uma estrutura de capital mais robusta, as mudanças provocadas pelas aquisições, os IPOs e o interesse dos investidores que buscam projetos com patamar de risco “realista”. E, claro, a necessidade de acelerar o desenvolvimento da governança corporativa para uma gestão madura nas empresas.
Estudo III
Montar Conselhos de alta performance e mantê-los bem administrados constituem apenas dois dos desafios nos processos de modernização da governança das empresas de qualquer tipo. Não existem modelos prontos para imitar ou replicar. Cada empresa merece um Conselho de Administração compatível e, mais do que isso, cada ciclo de vida demanda um Conselho diferente. Agregar valor à empresa e atuar positivamente com vistas ao futuro – sem perder a performance do presente – são papéis do Conselho.
Estudo II
Esta edição aprofunda-se nos dilemas enfrentados pelas famílias empresárias e as soluções encontradas por algumas delas, recomendadas pelos melhores especialistas na matéria. Com alguns avanços ali e outros nem tanto, a maior parte das empresas familiares que já atingiram a maturidade prioriza a busca da excelência em suas atividades, produtos, conduta, governança corporativa e gestão, com todos os desdobramentos que isto acarreta.
Estudo I
O primeiro Estudo descreve a base conceitual dos aspectos mais relevantes no desenvolvimento da governança corporativa para as empresas, destacando especialmente sua perpetuidade. Este tema interessa, e preocupa, não só às famílias empresárias, mas também ao mercado, especialmente de capitais, representado pelos investidores de uma forma geral.